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Escritório de Advocacia em Natal investe em tecnologia digital

Escritório de Advocacia em Natal investe em tecnologia digital

No impulso que veio do Processo Judicial Eletrônico implantado em meados de 2015 no estado do Rio Grande do Norte, os escritórios de advocacia começaram a buscar soluções que cumprissem com as exigências do novo modelo de processo judicial. Ao mesmo tempo, essas soluções deveriam permitir uma modernização dos processos internos (workflows) do escritório que oferecessem segurança aos clientes, o sigilo necessário, bem como que não implicassem no acréscimo de tarefas no cotidiano.

Instalou-se uma nova e irrevogável realidade.

O Escritório Rendon Advocacia, que já atuava com diferencial de poder oferecer uma advocacia artesanal, desde 2012 já adotava software de gerenciamento de processos judiciais que permitia, além da gestão dos processos, prazos e atos, o acompanhamento em tempo real dos andamentos de cada processo.

De forma semelhante ao antigo push, oferecido pela plataforma E-Saj do Tribunal de Justiça ou do Tribunal Regional do Trabalho, o sistema de captura de movimentos dos processos funciona atualizando diariamente as movimentações ocorridas nos diversos processos em que há alimentação por parte do Judiciário. Assim, o escritório pode antecipar-se à notificações e tomar providências de modo a acelerar o alcance do resultado desejado com o processo.

Atualmente, não mais se fala em obtenção de cópias de todo e qualquer documento, salvo excepcionalidades. Mediante apresentação do documento original, o advogado pode digitalizá-lo e usá-lo diretamente no processo, valendo destacar que permanece nos arquivos do Escritório sob proteção criptográfica de nível avançado.

Os benefícios da era digital não se limitam à um melhor acompanhamento do processo ou o manejo de documentos em formato digital, sem uso de estruturas físicas, como estantes e prateleiras, para poder arquivar os documentos.

Mediante a nuvem, é possível realizar peticionamentos de qualquer dispositivo eletrônico que seja capaz de se conectar com o PJe (Processo Judicial Eletrônico). Com acesso direto às peças utilizadas pelo Escritório, o Advogado pode preparar sua manifestação de onde estiver, acessando sua petição base à partir da nuvem e fazendo em seguida o protocolo com utilização de certificado digital.

Algumas das medidas implementadas ou aperfeiçoadas no Escritório foram:

  • Digitalização de todos as cópias e documentos dos processos físicos;
  • Adoção de armazenamento de documentos em nuvem com criptografia;
  • Aperfeiçoamento do uso de plataforma para gerenciamento dos processos judiciais e não judiciais;
  • Implantação de sistema para gerenciamento de contas;
  • Uso de sistemas web para dinamização da comunicação com clientes;
  • Treinamento dos operadores.

Os resultados são sensíveis sob vários aspectos. Uma vez que todas as peças jurídicas e documentos estarão disponíveis ao Advogado em todo e qualquer lugar, é possível incrementar velocidade na atuação, precisão, aperfeiçoar a pesquisa de informações em documentos, bem como que otimizar a análise de dados sobre provas e quaisquer outros elementos do processo.

De acordo com o advogado Alejandro Rendon, titular do Escritório, com boa técnica é possível identificar, capturar, e até tabular quaisquer informações em documentos volumosos que tenham relevância para o direito em jogo aumentando sobremaneira as chances de sucesso em qualquer demanda.

Com a tecnologia associada à prestação de serviços de advocacia espera-se maior velocidade e eficiência quanto aos resultados desejados pelos clientes.